Uma pessoa que não tem dinheiro e não tem domínio mental, vai se desesperar e não saberá o que fazer, podendo inclusive piorar a situação ou até mesmo entrar num profundo estado depressivo. A situação manda na vida da pessoa. Ela se torna um escravo da adversidade.
Uma pessoa que não tem dinheiro, mas tem domínio mental, irá desligar o registro e depois pensar em como pode resolver isso. Mas ainda assim, ficará refém da situação por um tempo, pois não tem dinheiro para reformar. Vai ter que se adaptar, improvisar, pedir ajuda pra alguém. Ela se torna refém da adversidade.
Uma pessoa que tem dinheiro, mas não tem domínio mental, irá ficar com raiva, xingar, esbravejar, culpar o cônjuge que não cuida direito das coisas e aproveitar esse momento para despejar em alguém ou em si mesma toda a frustração que está sentindo. Ela também está refém da adversidade.
Apenas a pessoa que tem dinheiro e domínio mental é LIVRE. Livre, pois não se deixa abalar pelo acontecido. Livre, pois ela escolhe como vai resolver ou superar aquela adversidade.
Pare e pense em qualquer coisa que aconteceu no seu dia ou semana que te tirou do sério. O que teria acontecido se você tivesse mais domínio mental? O que teria acontecido se você tivesse mais dinheiro?